Exercícios sobre o adiado. Escritos pós-coloniais

Autores

##submission.editorName##
Universidad Nacional de San Juan - CONICET
https://orcid.org/0000-0002-2704-1123
Palavras-chave: Filosofia, Colonialidade, Pós-colonial, Sul global

Sinopse

Os ensaios recolhidos neste volume são o resultado do trabalho realizado pelos membros do projeto “Morfologias da colonialidade na investigação em ciências humanas e filosofia. Materiais, dispositivos, discursos ”da Faculdade de Filosofia, Humanidades e Artes da Universidade Nacional de San Juan, Argentina. Como anuncia o nome da publicação, cada obra mostra uma forma particular de abordar o que convencionamos chamar de adiado. […] Sabemos que nenhuma teoria é infalível e imparcial e que todas estão inextricavelmente ligadas a uma história e uma geografia. Justamente por isso, nos interessou (indagar, revisar, descobrir) como é que em alguns a política de seleção de determinados problemas e situações - e de exclusão de outros - se faz com o propósito de perseverar em uma relação de privilégio epistemológico e político. Ou seja, embora as teorias nunca sejam completas, isso não significa que a seleção dos problemas de interesse seja feita sem critério. Sempre conta qual compromisso e quanto tempo e espaço assumimos. […] Em nosso caso, uma sincronia epistemológica tornou-se evidente entre algumas teorias autopercebidas como universais e a articulação constitutiva, segregativa e violenta dos excluídos dessa universalidade. Na linguagem que fala nosso bairro cultural e epistemológico, isso se chama colonialidade, uma linguagem massiva, mas ao mesmo tempo secreta, que se traduz nos diferentes rincões do Sul Global (da introdução do livro).

Esta publicação foi submetida a uma revisão por pares duplamente cega.

Capítulos

  • Introdução
    Alejandro De Oto, Cristina Pósleman
  • Com a escrita de Fanon em mãos: teorias, viagens e representações
    Alejandro De Oto
  • Notas para uma leitura micro do inconsciente colonial
    Cristina Pósleman
  • Relendo Arendt em tom pós-colonial. Para uma análise de adiamentos
    Paula Ripamonti
  • Da experiência trágica da epiderme à interrupção da temporalidade. Frantz Fanon e a provocação inventiva dos adiados
    Carlos Aguirre Aguirre
  • Entre atraso e adiamento: abordagens para um regime epistemológico de adiamentos
    María Rita Moreno
  • Adiamentos interrompidos: entre Anzaldúa e Fanon
    Mariana Noel Guerra Pérez
  • (des) dobras de duplo imaginário
    Matilde Belén Escobar Negri
  • Entre traduções e sintomas: ou a tardia noção de "civilização" na crítica pós-colonial latino-americana
    Douglas Kristopher Smith
  • Poiesis do cinema latino-americano frente aos adiamentos da aporia da emancipação pós-colonial
    Carla Grosman
  • Escritas sobrepostas, histórias que se cruzam: uma leitura comparada de Borges e Césaire
    Marcelo Silva Cantoni

Biografia do Autor

Alejandro De Oto, Universidad Nacional de San Juan - CONICET

orcid_20x209.png https://orcid.org/0000-0002-2704-1123

Pesquisador Independente do CONICET no Instituto de Filosofia da Universidade Nacional de San Juan (UNSJ). Foi professor de história na Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco, Argentina e dirigiu o Mestrado em Artes na mesma universidade. Ele é professor de Metodologia de Pesquisa Filosófica da UNSJ. Recebeu um doutorado do Centro de Estudos Asiáticos e Africanos do El Colegio de México, foi Pesquisador na Brown University e participou do Seminário da Série Africana na Universidade da Cidade do Cabo como palestrante, entre outras atividades. Publicou vários artigos e capítulos de livros sobre crítica pós-colonial e literatura de viagem. Ele é autor de vários livros, notadamente Frantz Fanon. Política e Poética do Sujeito Pós-colonial (México), obra que recebeu o “Frantz Fanon Prize for Outstanding Book in Caribbean Thought” 2005 da Caribbean Philosophical Association. Nesta associação foi eleito Secretário de Filosofias do Sul e Estudos Fanonianos.

Cristina Pósleman, Universidad Nacional de San Juan

orcid_20x20.png https://orcid.org/0000-0002-9986-6183

Doutor em Filosofia pela Universidade do Chile, professor e pesquisador da Universidade Nacional de San Juan UNSJ. Dirige o Instituto de Expressão Visual pertencente à Faculdade de Filosofia, Humanidades e Letras (UNSJ). É membro do Comitê Acadêmico do Doutorado em Filosofia (Faculdade de Filosofia, Letras e Letras, UNSJ).
Co-dirige o Projeto de Pesquisa “Modulações conceituais e categóricas. Crítica Pós-colonial / Filosofias Pós-estruturalistas ”(CICITCA - Instituto de Filosofia / FFHA / UNSJ - Período: 2018–2020). É membro da Rede de Estudos Latino-Americanos Deleuze e Guattari (REELD & G) para o desenvolvimento interdisciplinar do conhecimento em filosofia, estética e política (www.deleuzeguattarilatino.com).

Paula Ripamonti, Universidad Nacional de Cuyo, Argentina

orcid_20x201.png https://orcid.org/0000-0003-0187-1273

Doutor e Professor de Filosofia (UNCUYO, Argentina). Professor da Faculdade de Filosofia e da Faculdade de Letras e Direito da UNCUYO e do Instituto Superior de Ensino e Formação Técnica 9–001. Professor de pós-graduação em seminários, mestrados e especializações. Professor visitante da Universidade Nacional de San Luis (Argentina), da Universidade Autônoma de Querétaro (México) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Brasil). Estágio de pesquisa para mobilidade docente no exterior no CSIC (Madrid, Espanha). Pesquisador nas áreas de filosofia, educação e história das ideias latino-americanas com projetos financiados pela UNCUYO, CONICET e INFOD (Ministério da Educação da Nação). Atuou também na gestão educacional e curricular e como avaliadora em organizações públicas. Membro fundador do Centro de Pesquisas Interdisciplinares em Filosofia na Escola (CIIFE - UNCUYO) e dirige Saberes y prácticas, Journal of Philosophy and Education ISSN 2525–2089. Coordenou livros e é autora de capítulos e artigos em publicações científicas relacionadas à filosofia prática e à educação.

Carlos Aguirre Aguirre, Universidad Nacional de San Juan - CONICET

orcid_20x202.png https://orcid.org/0000-0002-7924-9399

Doutorando em Filosofia (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina). Mestre em Estudos Latino-Americanos (Universidade Nacional de Cuyo, Argentina). Graduado em Comunicação Social (Universidad de Playa Ancha, Chile). Bolsista de doutorado latino-americano (Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica CONICET), Instituto de Filosofia (Universidade Nacional de San Juan, Argentina). Membro do Comitê Acadêmico do Centro de Pesquisas e Estudos em Teoria Pós-colonial e membro do projeto CICITCA-UNSJ (2018-2020) “Morfologias da colonialidade na pesquisa em ciências humanas e filosofia. Materiais, dispositivos, discursos ”. Publicou artigos e capítulos de livros sobre visualidades latino-americanas, crítica pós-colonial e pensamento contemporâneo do Caribe. Sua dissertação de mestrado analisa o problema da colonialidade e do entre-lugar na obra ensaística do cineasta brasileiro Glauber Rocha. Sua pesquisa de doutorado em curso estuda a crítica da modernidade e o problema do corpo colonizado nos escritos de Aimé Césaire e Frantz Fanon.

María Rita Moreno, Instituto de Ciencias Humanas, Sociales y Ambientales INCIHUSA – CONICET

orcid_20x203.png https://orcid.org/0000-0002-0858-4077

Doutor em Filosofia pela Universidade Nacional de Cuyo e bolsista de pós-doutorado do CONICET no Instituto de Ciências Humanas, Sociais e Ambientais (INCIHUSA). É professora de Introdução à Filosofia na Faculdade de Direito e Compreensão e produção de textos acadêmicos na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Cuyo, Argentina. Ele publicou artigos e capítulos de livros sobre tópicos de teoria crítica. Participa de grupos de pesquisa vinculados aos estudos críticos da modernidade.

Mariana Noel Guerra Pérez, Universidad Nacional de San Juan - CONICET

orcid_20x204.png https://orcid.org/0000-0003-2452-3298

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Graduado em Filosofia pela Universidade Nacional de San Juan, Argentina. Bolsista de Doutorado pelo CONICET - UNSJ. Seu tema de pesquisa é “Uma alternativa epistemológico-semiótica-política situada a partir do feminismo descolonial em diálogo e tensões com os feminismos latino-americanos”, dirigida pelos drs. Mariana Alvarado e Alejandro De Oto. Chefe dos Trabalhos Práticos da cadeira “Filosofia e Conhecimento” do Departamento de Letras - FFHA - UNSJ. Editor-chefe da revista Interstitios de la politica y la cultura. Intervenções latino-americanas da UNC.

Matilde Belén Escobar Negri, Universidad Nacional de San Juan - CONICET

orcid_20x205.png https://orcid.org/0000-0002-1967-1512

Pós-doutorado do CONICET no Instituto de Filosofia da UNSJ. Foi professor de lingüística e teoria e prática discursiva na UNPSJB. Foi co-editora do suplemento cultural do Diario El Chubut. Doutor em Letras pela UNCUYO e Pesquisador da UFSC, Brasil. Ele publicou artigos e capítulos de livros sobre crítica literária, estudos literários e culturais, bem como vários escritos na mídia. Ela é a autora dos livros: dobles. Una poética poscolonial de la diferencia y (a)cerca del doble. Una aproximación teórico–literaria al motivo del doble a partir de textos de Carlos Fuentes e Javier Marías. Editor, revisor e tradutor para selos internacionais e autor de vários livros de criação literária, entre os quais: Sycorax cantando e gritando com um corpo quebrado (espanhol-inglês).

Douglas Kristopher Smith, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile

orcid_20x206.png https://orcid.org/0000-0003-1304-0362

Professor do Instituto de Letras e Ciências da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. É candidato ao Doutorado em Estudos Latino-Americanos do Centro de Estudos Culturais Latino-Americanos (CECLA) da Universidade do Chile, terminando sua tese com a professora orientadora Dra. Claudia Zapata Silva. Ele fez um estágio de pesquisa para sua tese de doutorado com o Dr. Alejandro De Oto na Universidade Nacional de San Juan. Ele obteve seu título de Mestre em Estudos Hispânicos pela Concordia University, em Montreal, Canadá, e foi professor visitante na Escola de Tradução e Interpretação da Universidade de Ottawa. Ele também é tradutor de textos na área de humanidades.

Carla Grosman, Universidad Nacional de Córdoba - CONICET, Argentina

orcid_20x207.png https://orcid.org/0000-0003-0236-5794

Graduada em Cinema pela Universidade Nacional de Córdoba (2000). Mestre em Artes (2006) e Ph D. (2013) em Estudos Culturais Latino-Americanos pela Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Atualmente é pós-doutoranda no CONICET, investiga o imaginário urbano do cinema jovem de San Juan do Instituto de Expressão Visual da Universidade Nacional de San Juan. Concluiu o segundo doutorado em Estudos da Comunicação na Universidade de Tecnologia de Auckland (Nova Zelândia) pesquisando o cinema comunitário argentino e a democracia. Ela é a autora de La alegoría del Viajero inmóvil. Utopía y Neoliberalismo en el cine latinoamericano (Madrid: Apeiron, 2018), traduzido para o inglês como Utopia and Neoliberalism in Latin American Cinema. The allegory of the Motionless Traveler (Newcastle, England: Cambridge Scholars, 2018). Seu livro El espectro de la ausencia: Cine argentino de postdictadura como renarración de la memoria colectiva foi agraciado com o prêmio “Leónidas Escudero” em 2019, a ser publicado em 2020 pelo Fundo Editorial da Legislatura de San Juan.
.

Marcelo Silva Cantoni, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina

orcid_20x208.png https://orcid.org/0000-0002-3470-3877

Candidato a Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia e Humanidades, como bolsista da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina (UNC). Graduado em Letras Modernas pela UNC. Publicou artigos e resenhas em revistas como Recial, Intersticios de la cultura y la política, Heterotopías y Utopía y Praxis Latinoamericana. É autor do livro El desierto y sus silencios: imaginarios poscoloniales de nación en Argentina (no prelo), obra que obteve o segundo lugar na categoria Ensaio, do prêmio Jorge Leonidas Escudero 2019. É professor assistente da Cadeira de Literatura de Língua Francesa ( FFyH - UNC) e como professora adjunta da cadeira Teorias do Discurso Social II (FfyH - UNC).

.

Capa para Exercícios sobre o adiado. Escritos pós-coloniais
PDF
Publicado
agosto 15, 2020