Materiais para uma história das ideias de Mendoza: Volume II – Filosofia, educação, arte, exílios

Autores

##submission.editorName##
Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) - Universidad Nacional de Cuyo (Argentina
https://orcid.org/0000-0002-5459-0363
Palavras-chave: Historia, Historia das ideias, Mendoza, Filosofia, Educacao, Arte

Sinopse

Este volume reúne um conjunto de obras que se somam às já contidas no primeiro. O objetivo comum de ambas as publicações é contribuir para a construção de uma História das ideias de Mendoza do século XX, até o presente. Isso implica, por um lado, uma tarefa paciente e silenciosa de documentação, exploração de materiais de arquivo e biblioteca, sejam eles localizados geograficamente ou resultantes de pesquisas digitais. Mas, por outro lado, tratando-se de um período recente da nossa história regional, recorremos à memória centrada em relatos de experiências vividas por aqueles que foram entrevistados no decorrer da investigação.
A complexidade das abordagens tornou necessário entrelaçar diferentes pontos de vista teóricos e metodologias. Baseamo-nos principalmente nas ferramentas fornecidas pela história das ideias, hermenêutica crítica, semiótica, análise do discurso, estudos de memória, entrevistas em profundidade e revisão de documentos.

Capítulos

  • Sujeito e memória. O valor da história em si. Uma introdução aos estudos da nossa história das ideias
    Adriana María Arpini
  • Notas sobre o congresso nacional de filosofia de 1949
    Juan Manuel Ramaglia
  • Angélica Mendoza e sua relação com Francisco Romero. Notas sobre os conceitos de espírito e transcendência
    Nadya Anahí Marino
  • Teses de Doutorado em Mendoza. Arquivar enredos e filosofia
    Paula Ripamonti
  • Educação em uma opção fora da lei. Padre Llorens: para educar o bairro de San Martín
    Néstor Luis Osorio
  • Concepção de guerra na arte impura de José Bermúdez
    Ana Ramírez
  • Vozes da filosofia em Mendoza. Diálogos com María del Carmen “Puly” Schilardi e Daniel Prieto Castillo
    Adriana María Arpini
  • Exílio, intelectual orgânico e Filosofia da Libertação nos escritos de Dussel (1975-1982)
    Esteban Gabriel Sánchez
  • Caminhos de Norma Fóscolo: entre o exílio e o cotidiano
    Mariela Cecilia Ávila
  • "Trabalho" e "questão social" nos escritos de Arturo Roig dos anos 1960
    Aldana Contardi
  • Considerações pedagógicas em torno da implementação do programa Filosofia para/com crianças e suas respectivas adaptações em Mendoza
    Aldo Altamirano

Biografia do Autor

Adriana María Arpini, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) - Universidad Nacional de Cuyo (Argentina

Professora e Bacharel em Filosofia pela Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina), Doutora em Filosofia pela mesma Universidade, onde atualmente atua como professora de graduação e pós-graduação. Completou seus estudos de pós-graduação sob a direção de Arturo Andrés Roig. Integra a Faculdade de Mestrado em Estudos Latino-Americanos da FCPyS UNCuyo, e é sua Diretora desde 2008. Pesquisadora do CONICET nas áreas temáticas de Filosofia Prática e História das Ideias Latino-Americanas. Medalha de Honra 2007 da Fundação ICALA (Intercâmbio Cultural Alemão Latino-Americano), o Prêmio da Fundação El Libro para Vocação Acadêmica (2005). Professor Visitante na Universidade Nacional de San Luis (2007) e Convidado Acadêmico na Universidade Nacional de Jujuy (2011).

Juan Manuel Ramaglia, Universidad Nacional de Cuyo

Juan Manuel Ramaglia é Professor de Filosofia na Universidade Nacional de Cuyo. Atualmente é bolsista de doutorado CONICET baseado no Instituto de Ciências Humanas, Sociais e Ambientais (INCIHUSA) do CCT Mendoza.

Nadya Anahí Marino, Universidad Nacional de Cuyo

Professor de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Letras da UNCUYO, doutorando da Secretaria de Assuntos Internacionais, Pesquisa e Pós-Graduação da UNCUYO.

Paula Ripamonti, Facultad de Filosofía y Letras - Universidad Nacional de Cuyo

Doutor em Filosofia, Professor Associado Efetivo de Antropologia Filosófica na Carreira de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Letras e de Introdução à Filosofia da Faculdade de Direito da UNCUYO. É Pesquisadora do Instituto de Filosofia Argentina e Americana (IFAA) e Diretora de Conhecimentos e Práticas, Revista de Filosofia e Educação do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Filosofia na Escola (CIIFE).

Néstor Luis Osorio, Instituto de Filosofía Argentina y Americana, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo.

Nascido em Mendoza, Argentina, em 29/01/55, é Professor de Filosofia no ensino médio e superior, graduado em Filosofia e Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Cuyo. Mendoza Argentina. Autor de artigos em revistas especializadas em seu país e no exterior. Atualmente é membro do Instituto de Filosofia Argentina e Americana da Faculdade de Filosofia e Letras da UNCuyo.

Ana Ramírez, Facultad de Filosofía y Letras - Universidad Nacional de Cuyo

Professor e Bacharel em História, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade Nacional de Cuyo. Ele obteve um mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociais. Atualmente está cursando Doutorado em História como bolsista da Secretaria de Relações Internacionais, Pesquisa e Pós-Graduação da UNCUYO.

Esteban Gabriel Sánchez, Instituto de Filosofía Argentina y Americana, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo.

Licenciado em Filosofia pela Universidade Nacional do Sul. Professor do Departamento de Humanidades da mesma Universidade e bolsista de doutorado do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas CONICET. É pesquisador vinculado ao Instituto de Filosofia Argentina e Americana (IFAA) da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina).

Mariela Cecilia Ávila, Instituto de filosofía, Universidad Católica Silva Henríquez de Santiago de Chile

Doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Valparaíso e pela Universidade Paris 8 Saint-Denis. Acadêmico e Pesquisador Sênior do Instituto de Filosofia da Universidade Católica Silva Henríquez em Santiago, Chile. Membro do IFAA, Instituto de Filosofia Argentina e Americana da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina. É responsável pelo Projeto Regular FONDECYT nº 1221175 “Filosofia e exílio: reflexões sobre narrativas de pensadores exilados dos dois lados do Atlântico”.

Aldana Contardi, Instituto de Filosofía Argentina y Americana, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo.

Doctor of Philosophy from UNCUYO. Researcher at the IFAA Institute of Argentine and American Philosophy and Professor in the Chair of Latin American Philosophy of the Faculty of Philosophy and Letters of the National University of Cuyo (Argentina).

Aldo Altamirano, Instituto de Filosofía Argentina y Americana, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo.

Professora de Licenciatura em EGB 1 e 2, Licenciatura em Gestão Institucional e Curricular e Doutora em Educação. É professor adjunto de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina). É membro do grupo de pesquisa Filosofia e Educação em Mendoza do Instituto IFAA de Filosofia Argentina e Americana.

Capa para Materiais para uma história das ideias de Mendoza: Volume II – Filosofia, educação, arte, exílios
Publicado
setembro 27, 2022