Os elementos constitutivos do Direito Humano à Paz
Sinopse
Embora o direito à paz pareça consagrado em vários instrumentos internacionais, nenhum deles reconhece especificamente o direito humano à paz com todos os seus elementos constituintes. Portanto, nesta pesquisa propõe-se que o reconhecimento efetivo dos elementos constitutivos do direito humano à paz forneça as bases jurídicas nas quais se baseia o direito à paz, entendido como um direito que não pode ser realizado sem a concordância de outros direitos. .
Este trabalho é resultado do projeto de pesquisa “Os elementos constitutivos do direito humano à paz”, aprovado de acordo com a Resolução do Honorável Conselho Acadêmico da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Mendoza (Argentina) de agosto. 2021. Da mesma forma, este trabalho de pesquisa conta com o aval da Rede Federal de Estudos sobre o Direito Humano à Paz (ReFEPAZ), criada no âmbito do Conselho Federal de Estudos Internacionais (CoFEI), chefiada por seu secretário Dr. , em virtude do Acordo Específico de Colaboração celebrado entre a referida Rede e a Universidade de Mendoza.
Com prólogo de Carlos VILLÁN DURÁN
https://orcid.org/0009-0005-8605-5647
Trabalho realizado pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Mendoza (Argentina), com a colaboração da Rede Federal de Estudos sobre o Direito Humano à Paz (Argentina), e o patrocínio da Associação Espanhola de Direito Internacional de Direitos Humanos (Espanha).
Capítulos
-
Anexo que inclui o Projeto de Declaração Universal sobre o Direito Humano à Paz (Luarca, Espanha, atualizado em 30 de janeiro de 2023)
-
Prólogo
-
Apresentação do projeto de pesquisa “Os elementos constituintes do direito humano à paz”
-
O direito humano à paz: uma análise do seu conteúdo e elementos constituintes na sua dupla vertente, individual e coletiva
-
Regimes de defesa colectiva e de consolidação da paz
-
Os direitos humanos dos refugiados e migrantes e o direito humano à paz
-
O direito humano à paz como elemento essencial para a continuidade e o desenvolvimento do processo de integração do Mercosul
-
A memória histórica como elemento constitutivo do Direito Humano à Paz. Um estudo da sociedade sul-americana
-
Existe um direito constitucional à paz na América do Sul?
-
O direito humano à paz e o direito à alimentação adequada: uma interpretação bidirecional
-
Responsabilidade ambiental internacional diante do desafio do Direito Humano à paz ambiental em conflitos armados
-
A água e seu papel como portadora de paz
-
Algumas considerações sobre o direito à educação para a paz
-
Estudo sobre a paz social e os elementos constitutivos do Direito Humano à Paz
-
Epílogo. Conclusões do projeto “Os elementos constituintes do direito humano à paz”
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.